Cinco civis malianos mortos em explosão de mina no centro do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Cinco civis morreram no fim de semana numa explosão de mina em Mopto, no centro do Mali, soube a PANA de fontes seguras no local.

O incidente ocorreu quando o veículo que os transportava, da feira semanal de Konna, a 70 quilómetros de Mopti, acionou uma mina, de acordo comas mesmas fontes.

O balanço ainda provisório aponta para cinco mortos e quinze feridos, incluindo seis num estado crítico e consequentemente evacuados para o hospital de Mopti, de acordo com as mesmas fontes.

No total, 26 civis malianos e burkinabes, dos quais mulheres e crianças, pereceram quando o veículo de transporte coletivo matriculado no Burkina Faso, que os transportava para a feira semanal de Boni, no distrito de Douentza, na região de Mopti.

No início desta semana, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Malianas, M'Bemba Moussa Kéita, proibiu o movimento de pick-ups e motocicletas em todos os distritos da região de Mopti e algumas nas regiões de Ségou (centro) e Tombouctou (nordeste) no quadro da luta contra múltiplos ataques perpetrados nessa parte do Mali por terroristas que andam de motos ou de pick-ups.

É na localidade de Konna que jihadistas (islamitas) e rebeldes tuaregues tentaram conquistar o sul do Mali em janeiro de 2013 antes de serem repelidos pelas forças francesas Serval e as malianas, desdobradas sem tardar no local, refere-se.

Antes, tuaregues independentistas, apoiados por jihadistas de todas as correntes, ocupavam as três regiões do norte do Mali, designadamente Tombouctou, Gao e Kidal, durante nove meses.

-0- PANA GT/DIM/DD 13fev2018



13 Fevereiro 2018 09:53:59


xhtml CSS