Agência Panafricana de Notícias

Cinco caçadores furtivos abatidos por Exército tswanês

Gaborone, Botswana (PANA) – Quatro caçadores furtivos do Botswana morreram num confromto com elementos do Exército tswanês, no Parque Nacional de Chobe, no noroeste do país, na fronteira fluvial com a Namíbia, anunciou sexta-feira fonte militar, em Gaborone.

O porta-voz das Forças de Defesa do Botswana (BDF), coronel Tebo Dikole, indicou que o incidente ocorreu quinta-feira de manhã, na zona de Linyati, durante uma operação contra a caça furtiva.

O confronto surge três dias depois da morte de um caçador furtivo, abatido  perto da zona de Shaile ou Linyati.

"Na sua declaração de guerra permanente contra os membros das BDF, os caçadores furtivos nos dois incidentes utilizaram armas de guerra, espingardas de caça e outros meios", disse o coronel Dikole.

Ele indicou que o Exército continuará a sua missão e todas as outras tarefas que lhe foram atribuídas.

Estes dois incidentes foram registados no intervalo de uma semana após um outro que opôs uma patrulha do Exército aos caçadores furtivos, em meados de março último, e em que morreram um soldado e um caçador furtivo.

O Exército apelou à população para se juntar à luta contra o coronavírus, respeitando e conformando-se às medidas de distanciamento social anunciadas pelo Presidente da República.

-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/FK/IZ 03abril2020