Cimeira panafricana debate integração da NEPAD na Comissão da UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A décima-sexta Cimeira do Comité da Implementação da Nova Parceria para o Desenvolvimento Económico da Africa (NEPAD), a ter lugar em Addis Abeba a 27 de Janeiro, vai abordar novamente a questão da integração desse programa na Comissão da União Africana (UA).
Efectivamente, a integração da NEPAD na estrutura da UA, preconizada desde a Cimeira de Maputo em 2003, nunca se realizou por causa da reticência de certos Estados, nomeadamente a Africa do Sul, que alberga o Secretariado, que não querem que esse programa passe sob o controlo da instituição panafricana que o engendrou.
O debate sobre esta questão, previsto no quadro da 8ª Cimeira da UA, tem um carácter especial, porque dois chefes de Estado, designadamente Thabo Mbeki da África do Sul e Abdoulaye Wade do Senegal e Olusegun Obasanjo da Nigéria, ambos três iniciadores da NEPAD, terminam os seus mandatos este ano, enquanto o senegalês ambiciona o segundo mandato em Fevereiro próximo.
A decisão de transferir a NEPAD para a Comissão da UA foi uma decisão do Comité de alto nível dos chefes de Estado e de Governo, reunidos à margem da 7ª Cimeira decorrida em Julho último em Banjul (na Gâmbia).
"Nós passámos em revista as realizações da NEPAD e examinámos os procedimentos que permitam incluir esta instituição na Comissão da UE", declarou no fim do encontro o Presidente Wade.
O presidente da Comissão da UA, Alpha Oumar Konaré, tinha sido encarregue de apresentar as modalidades da transferência da NEPAD durante a mesma Cimeira.
No último encontro de Banjul, o Presidente Konaré tinha estimado que os debates sobre a NEPAD não eram supérfluos.
"Eles devem potenciar a nossa acção e dar mais coerência aos nossos actos e permitindo determinar melhor o posicionamento desse projecto inovador que se deve encarregar dos projectos regionais, trans-regionais e continentais, indicou Konaré.
Também, no quadro do Mecanismo Africano da Avaliação Paritária (MAAP), estão previstas na capital etíope, a 21ª reunião do Comité de Eminentes Personalidades, a segunda reunião do Comité de Controlo do Fundo da Afectação Especial e a 6ª Cimeira do forum dos chefes de Estado e de Governo do MAAP.

24 Janeiro 2007 20:06:00




xhtml CSS