Cimeira da UA fixa objetivos mais ambiciosos para agricultura africana em dificuldade

Malabo, Guiné Equatorial (PANA) – A cimeira da União Africana (UA) vai fixar uma série de objetivos mais ambiciosos para permitir à agricultura africana eliminar a fome e triplicar os intercâmbios comerciais do continente em matéria de produtos agrícolas até 2025.

A cimeira vai realizar-se na cidade balnear de Sipopo na Guiné Equatorial de 25 a 26 de junho corrente e os Presidentes africanos vão discutir sobre uma série de prioridades para a agricultura e  concluir a reunião com uma declaração sobre a forma de reformar este setor.

«Alocuções são esperadas dos responsáveis das agências onusinas encarregues da agricultura e da comissária da UA para a Economia Rural para estimular o debate sobre uma nova série de prioridades em matéria agrícola », declarou o diretor da Agricultura e Economia Rural junto da Comissão da UA.

O debate sobre a agricultura africana sob o lema « África que Queremos » , iniciou-se segunda-feira com a sessão ministerial durante a qual os responsáveis africanos deploraram a dependência persistente de África das importações de produtos agroalimentares estrangeiros.

O secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) , Carlos Lopes, declarou que, apesar de a transformação dos produtos agrícolas continuar a ser uma fonte para um crescimento económico africano no futuro, pouco consumidores africanos têm acesso aos produtos da agricultura fabricados em África.

-0- PANA AO/VAO/ASA/TBM/FK/DD 25junho2014

25 Junho 2014 21:34:44


xhtml CSS