Cientistas da NASA vão gravar eclipse na África do Sul

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- Um grupo de cientistas da Adminisração Espacial e Aeronáutica Nacional(NASA) dos Estados Unidos chegou a África do Sul para observar esta semana o eclipse solar.
Os cientistas, que trouxeram consigo nove toneladas de equipamentos, vão gravar o evento na Província do Limpopo, onde será oobservado o eclipse total do sol.
Na Província de Gauteng o sol estará coberto em 86 por cento.
Na maior parte das zonas do sul do país apenas metade o sol permanecerá visível.
Faltando apenas dois dias para o evento dramático, o Governo Sulafricano está a incrementar a sua campanha para informar o público sobre os perigos de olhar directamenete para o sol.
"Há um risco de estragar a vista durante o eclipse, mas com um eclipse de 90 por cento em Gauteng e 60 por cento na Cidade do Cabo(áreas bastante populosas), a tentação de dar uma vista rápida será de facto muito elvada", bservou Andrew Makenzie, director da EclipseLine, que está a promover o esclarecimento público.
Duarnte o eclipse do último ano(em Junho) houve pânico nos últimos minutos quando os departamentos governamentais e as províncias precipitaram-se para proteger as pessoas, espcialmente aquelas das áreas rurais que não estão bem informadas sobre o perigo que representa olhar directamente para o sol durante um eclipse.
De igual modo, o governo de Angola gastou 2.
4 milhões de dólares americanos no fornecimento de óculos de protecção a população para obesevar o eclipse, que ocorreu a norte da África do Sul.

03 Dezembro 2002 10:31:00


xhtml CSS