Cidade togolesa de Assahoun acolhe Festival Teatral de Fraternidade

Lomé- Togo (PANA) -- A 9ª edição do Festival de Teatro da Fraternidade (FESTEF) terá lugar de 25 a 30 de Agosto próximo em Assahoun, a 45 quilómetros a noroeste de Lomé, soube a PANA sexta-feira junto de organizadores do evento.
Esta 9ª edição, cuja cerimónia de lançamento aconteceu sexta-feira em Lomé, após dois anos de suspensão devido a razões financeiras, vai agrupar grupos teatrais do Benin, dos Camarões, da Côte d'Ivoire, do Níger e do país anfitrião.
No total, foram agendadas cerca de 20 espectáculos com mais de 50 representações em Assahoun, sede do Festival, e em Lomé, capital togolesa, e noutras cidades circundantes, disse Léonard Yalanou, director do Festival.
Para além destes espectáculos, da agenda constam igualmente encontros profissionais e temáticos, encontros entre dramaturgos de alguns países oeste-africanos, cerimónia de homenagem a ex-artistas falecidos, exposições de artes plásticas, concertos musicais, projecções de filmes togoleses e actividades desportivas.
Criado em 1993 por jovens naturais de Assahoun, este festival, inicialmente anual até 2003, tornou-se bienal a partir desta edição, tendo em conta os múltiplos problemas financeiros com que está confrontado.
O FETEF é entretanto uma referência no Togo e em África, de acordo com vários especialistas culturais ligados ao domínio teatral.

29 يوليو 2005 22:22:00


xhtml CSS