Agência Panafricana de Notícias

Cidade saudita de Jeddah acolhe Mundial dos Clubes de Futebol

Zurique, Suíça (PANA) - A FIFA anunciou que o Mundial de Clubes de 2023 terá lugar em Jeddah, cidade natal do Al-Ittihad, campeão da Arábia Saudita.

O Al-Ittihad terá a companhia dos seis campeões continentais - incluindo o Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões - para o torneio que acontecerá de 12 a 22 de dezembro.

Esta será a última edição neste formato antes da versão de 32 equipas que será lançada em 2025 nos Estados Unidos.

A FIFA disse que o torneio de 2023 será realizado no Estádio Desportivos Rei Abdullah e no Estádio Príncipe Abdullah Al Faisal Stadium. Eles podem acomodar 62.000 e 27.000 espectadores, respectivamente.

Karim Benzema, que recentemente assinou pelo Al-Ittihad, vai tentar manter o troféu que ajudou o Real Madrid a conquistar em fevereiro, batendo o clube saudita Al-Hilal na final disputada em Marrocos.

O Al-Ittihad começará o próximo torneio com uma partida da primeira volta contra o Auckland City, campeão da Oceania. O vencedor avança para a segunda fase, juntando-se ao mexicano León, ao egípcio Al-Ahly e ao japonês Urawa Red Diamonds.

O Manchester City e os campeões sul-americanos entram nas meias-finais. A final da Copa Libertadores é disputada a 4 de novembro.

Todos os campeões continentais de 2021 a 2024, exceto a Oceania, qualificam-se diretamente para o torneio expandido de 2025.

Em fevereiro, a FIFA escolheu a Arábia Saudita para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2023, dando ao reino seu mais recente evento internacional de futebol como parte de uma campanha agressiva para causar maior impacto no desporto global.

A Arábia Saudita também sediará a Copa da Ásia de 2027 e deve ser uma forte candidata a sediar a Copa do Mundo Masculina de 2034.

-0- PANA VAO/MA/NFB/JSG/MAR 28 junho2023