Agência Panafricana de Notícias

Cidadãos turcos na Nigéria manifestam-se para apoiar seu Presidente

Abuja, Nigéria (PANA) – Os cidadãos turcos residentes na Nigéria organizaram, quinta-feira, uma manifestação em Abuja, a capital nigeriana, para apoiar o seu Presidente, Tayyip Erdogan, que sobreviveu a uma tentativa de golpe de Estado perpetrada a 15 de julho último.

Quase 200 manifestantes participaram nesta mobilização organizada por dois grupos baseados na Nigéria (Musiyad e Little Turkey Nigeria), ergueram bandeiras e entoaram cantos de solidariedade como símbolo de gratidão ao seu Presidente Erdogan.

A manifestação iniciou-se no átrio da célebre Parada de Abuja, perto do magnífico Centro Internacional de Conferências no Distrito Comercial de Abuja, para se dirigir para a Embaixada turca situada no Diplomatic Drive, perto do Ministério nigeriano da Defesa.

O embaixador da Turquia, Hakan Cakil, reservou-lhes um acolhimento diante da sua representação diplomática na Nigéria.

Cakil exortou, a 28 de julho último, o Governo nigeriano a encerrar as 17 escolas turcas na Nigéria pelo seu presumível laço com um movimento que, segundo o seu Governo, está implicado no golpe de Estado frustrado na Turquia.

Segundo o embaixador, os inquéritos realizados pelo Governo turco mostraram que um movimento dirigido por Fethullah Gulen, baseado nos Estados Unidos, está implicado nesta tentativa de golpe de Estado que fez mais de 200 mortos.

O Presidente Erdogan reforçou o seu domínio sobre a Turquia e ordenou o encerramento de vários milhares de escolas privadas e organizações humanitárias, entre outras instituições, após o golpe de Estado militar frustrado.

As autoridades turcas detêm um sobrinho de Fethullah Gulen, predicador muçulmano instalado nos Estados Unidos e que é acusado por Ankara de ser o patrocinador desta tentativa de golpe de Estado frustrada.

-0- PANA MON/VAO/ASA/IS/SOC/FK/IZ 12ago2016