CIESPAC retoma actividades no Congo

Brazzaville- Congo (PANA) -- A Organização de Coordenação para a Luta contra as Endemias na África Central (OCEAC) e a Agência de Medecina Preventica (AMP) assinaram, sexta-feira em Brazzaville, um acordo com vista à retomada progressiva das actividades do Centro Interestatal de Ensino Superior de Saúde Pública da África Central (CIESPAC).
Este acordo vai permitir às duas instituições colaborar em áreas prioritárias, incluindo a formação em matéria de saúde na sub-região da África Central.
A assinatura deste convénio é o resultado das discussões realizadas desde Março passado em Yaoundé, capital dos Camarões onde está situada a sede da OCEAC.
Estrutura de formação do pessoal da saúde pública dos países membros da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), o CIESPAC é uma das três unidades operacionais da OCEAC.
O acordo de cooperação assinado sexta-feira vai ser executado em duas vertentes, nomeadamente o reforço das capacidades dos recursos humanos e a pesquisa.
A AMP vai cobrir a engenharia de formação com a criação dum programa de formação em epidemiologia de intervenção, que vai permitir melhorar a vigilância das doenças transmissíveis e responder eficientemente a epidemias que surgirão na sub-região.
Criado em 1988, o CIESPAC, sediado em Brazzaville, tem como objectivos participar no desenvolvimento sanitário da sub-região, formar quadros de alto nível adaptados e operacionais e apoiar programas de saúde dos países da CEMAC.
A sede do CIESPAC tinha sido destruída durante o conflito armado que assolou o Congo em 1997 e em 2005 os chefes de Estado dos países da CEMAC decidiram a sua reconstrução.
Um memorando de entendimento foi assinado entre o Governo do Congo e o Secretariado Executivo da CEMAC.

27 Dezembro 2008 19:33:00


xhtml CSS