CICV facilita transferência de 5 pessoas para Darfur

Cartum, Sudão (PANA) – O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmou quarta-feira que cinco pessoas libertas por um  movimento rebelde em Darfur foram entregues ao Governo sudanês, o que eleva para 10 o número de pessoas soltas em tais operações este ano.

Um comunicado de imprensa transmitido à PANA na capital sudanesa, Cartum, revela que as três pessoas soltas por um grupo da oposição armada, o Exército de Libertação do Sudão Abdel Wahid (SLA-AW), e duas  outras (uma mulher muito doente e o seu marido) foram conduzidos quarta-feira por helicóptero a Nyala e entregues às autoridades sudanesas.

A nota indica que os prisioneiros foram acompanhados por dois delegados do CICV que serviu de intermediário neutro nesta operação de transferência.

"Esta é a 10ª operação deste tipo este ano. O CICV já assistiu à entrega de 81 pessoas no total, das quais prisioneiros de guerra do Sudão do Sul libertados pelas autoridades sudanesas e os elementos das Forças Armadas Sudanesas e civis soltos pelos grupos da oposição armada”, sublinha o chefe da delegação do CICV no Sudão, Jean-Christophe Sandoz.

O CICV está presente no Sudão desde 1978. Em 2003, alargou as suas operações a Darfur, onde  ajuda as pessoas que sofrem dos efeitos do conflito armado, entre outras formas de violência.

-0- PANA MO/MA/ASA/TBM/FK/IZ 18dez2013

19 december 2013 07:54:23




xhtml CSS