CICV e Cruz Vermelha ivoiriense reforçam apoio a estruturas médicas da Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Cruz Vermelha da Côte d'Ivoire reforçaram o seu apoio a estruturas médicas ivoirienses e instalaram clínicas móveis em Abidjan, refere um comunicado destas instituições transmitido à PANA.

Os recentes confrontos na Côte d'Ivoire afetaram gravemente o acesso aos cuidados médicos para dezenas de milhares de pessoas, de acordo com a fonte..

« Vários hospitais e centros de saúde foram pilhados ou abandonados e precisam urgentemente de medicamentos, adesivos e outros materiais médicos », declara o coordenador das atividades médicas do CICV, Popol Lobo Biduaya, citado no comunicado.

No oeste do país, em Man, Korhogo, Bouaké, San Pedro e  Aboisso, o CICV assistiu 17 hospitais nestes últimos dias, lê-se no texto.

Esta ajuda consiste em kits de adesivos, medicamentos básicos, bem como medicamentos para o tratamento da malária, em particular a profilaxia para mulheres grávidas. No total, 30 kits de medicamentos básicos foram distribuídos no quadro desta operação, a fim de assistir um  milhar de pessoas durante três meses, indica a fonte.

Em Abidjan, uma assistência similar será ainda fornecida a várias estruturas médicas esta semana, de acordo com o comunicado.

« Terça-feira última, duas clínicas móveis começaram a percorrer os bairros de Abidjan para aliviar doentes e feridos . Os deslocados que estão em zonas de acolhimento desprovidas duma unidade sanitária são prioritários, bem como as pessoas vulneráveis em bairros onde os centros de saúde são particularmente desfvorecidos », acrescenta o texto.

Cada clínica móvel tem um médico, uma enfermeira e uma parteira da Cruz Vermelha ivoiriense.
Desde 25 de março último, duas clínicas móveis percorrem as províncias de Toulepleu, Bin Houyé e Zouan Hounien, no oeste da Côte d'Ivoire, perto da fronteira com a Libéria.

Elas já  forneceram mais de 900 consultas e tratamentos médicos a vários doentes e feridos, de acordo com a fonte.

-0- PANA BAL/AAS/FK/DD 20abril2011

20 أبريل 2011 20:50:40




xhtml CSS