Agência Panafricana de Notícias

China reitera apoio a esforços do Mali no combate à covid-19

Bamako, Mali (PANA) – A China apoiará sempre todos os esforços do Mali nos domínios de infraestruturas, de segurança, da educação e da luta contra a covid-19, declarou o embaixador da China no Mali, Zhu Liying.

O diploma chinês fez esta declaração em Bamako, no último fim de semana, durante uma cerimónia de entrega de 76 mil kits escolares doados pela China.

Estimados em 900 milhões de francos CFA (cerca de 500 mil dólares americanos), os kits inscrevem-se no quadro do reinício das aulas para o ano letivo 2020-2021, previsto para segunda-feira, em todo o território  maliano, segundo o embaixador chinês.

Trata-se de mochilas, cadernos, lápis, canetas, giz, borrachas e outros acessórios para educandos, de todos níveis do ensino fundamental do país, segundo a mesma fonte.

Por sua vez, o ministro maliano da Educação Nacional, afirmou que este material escolar facilitará a escolarização de vários milhares de  crianças, mas também dispensarão os seus pais de despesas ligadas a isso.

Exortou os alunos a respeitarem as medidas de prevenção contra a covid-19, nomeadamente a lavagem das mãos com água e sabão, a utilização do gel hidroalcoólico, o uso permanente das máscaras faciais e a observância do distanciamento físico.

A cerimónia de entrega destes fornecimentos escolares foi presidido, no último fim de semana, pelo presidente da Transição, Bah N’Daw.

O reinício do ano leitivo e universitário foi adiado várias vezes no Mali devido à doença do coronavírus (covid-19) e a greves de docentes, acrescentou.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 25jan2021