China quer contribuir para desenvolver infraestruturas na África Ocidental

Abuja, Nigéria (PANA) – A China pretende ajudar a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a melhorar as suas infraestruturas em conformidade com os seus compromissos de contribuir para a sua integração e o seu desenvolvimento.

Esta informação foi prestada pelo conselheiro económico e comercial da Embaixada da China na Nigéria, Zhou Shanging, durante uma visita de cortesia ao presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouédraogo, terça-feira, em Abuja, a capital nigeriana.

Explicou que este projeto justifica a presença, na região, de 10 especialistas de construção e de economistas chineses para consultas alargadas sobre o modo de apoiar este setor.

Os resultados das consultas da delegação chinesa, encabeçada por um engenheiro da Empresa de Construção e Comunicações Chinesa (CCCC), Fu Jiawei, vão orientar as decisões das duas partes sobre as próximas etapas deste processo, indicou Zhou.

Por sua vez, Ouedraogo declarou que a construção de autoestradas regionais continua a prioridade da Comunidade, pois “ela contribuirá para a realização dos grandes projetos da Comunidade no quadro da Pauta Exterior Comum (TEC) assinada pelos líderes regionais em 2013”, bem como para o programa de liberalização do comércio e o protocolo sobre a livre circulação de pessoas, a residência e o estabelecimento neste espaço geográfico.

Reafirmou igualmente a determinação da região a realizar a construção do corredor Lagos-Abidjan (Côte d’Ivoire) para a qual países interessados aceitaram contribuir 50 milhões de dólares americanos para executar este projeto que vai ligar a maioria dos principais portos e cidades da região.

Indicou que o empreendimento completará dois principais corredores da África Ocidental, designadamente a autoestrada translitoral de Dakar (Senegal) a Lagos (Nigéria) e a autoestrada transaheliana de Dakar a Ndjamena (Tchad).

Sublinhou que o projeto do corredor Lagos-Abidjan permitirá garantir 60 porcento de todo o transporte na região, prometendo ao mesmo tempo o apoio da Comissão à equipa de peritos chineses para a conclusão bem-sucedida do seu inquérito.

-0- PANA VAO/FJG/SSB/SOC/CJB/DD 13fev2014

13 Fevereiro 2014 12:17:59




xhtml CSS