China interessada na privatização da transportadora aérea cabo-verdiana

Praia, Cabo Verde (PANA) ) – A China está interessada em reforçar a cooperação empresarial com Cabo verde, nomeadamente na privatização da transportadora aérea cabo-verdiana, a TACV, apurou a PANA de fonte diplomática.

O interesse da China foi expresso pelo conselheiro económico da sua Embaixada em Cabo Verde, Zhao Yongqing, sexta-feira, na cidade da Praia, no Fórum sobre as Relações Económicas entre os dois países que se realiza no âmbito da II Semana Cultural Chinesa no arquipélago cabo-verdiano.

Ele anunciou que, par além da participação no capital da TACV, empresários chineses pretendem também participar na construção do porto de águas profundas na ilha de São Vicente, bem como na reparação da rede de eletricidade na mesma ilha, de entre outros projetos.

O diplomata disse um empresário chinês, David Show, vai investir n construção de um hotel de alto nível na cidade da Praia e que outros operadores estão interessados em investir nas áreas das energias renováveis, dos transportes, entre outras.

Nesse processo, acrescentou, os empresários chineses contam com o engajamento do Governo central da China.

Ele disse esperar que os privados cabo-verdianos possam igualmente aproveitar a oportunidade que uma economia muito dinâmica como a chinesa oferece para contribuírem para o desenvolvimento do seu país.

O Fórum sobre Relações Económicas entre Cabo Verde e China era um dos eventos mais aguardados da Semana Cultural Chinesa em Cabo Verde, organizada pela Associação Amizade Cabo Verde – China (AMICACHI).

-0- PANA CS/DD 08fev2014

08 Fevereiro 2014 12:59:13




xhtml CSS