China financia infraestruturas de fibra ótica no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Mali e a China assinaram um acordo-quadro sobre a concessão dum empréstimo preferencial de 493 milhões de yuans (cerca de 39 biliões de francos CFA) para realizar infraestruturas de fibra ótica no território maliano, soube a PANA de fonte oficial.

A realização deste projeto permitirá ao Mali cobrir o máximo das suas necessidades ligadas ao acesso à internet e a um alto débito.

O projeto permitirá igualmente dotar o Mali duma rede de banda larga moderna que vai realizar a interconexão entre Bamako e as grandes cidades do interior como Mopti, Gao, Tombouctou e Markala.

O projeto ajudará, também, para a instauração do essencial da política do Governo em matéria de realização de infraestruturas numéricas.

Liberalizando o setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para vulgarizar a internet, as autoridades malianas tinham por motivação principal a interconexão entre as cidades do país na perspetiva do acesso ao universal.

O documento da convenção foi assinado pelo ministro maliano da Economia e Finanças, Bouaré Fily Sissoko, e pelo embaixador da China no Mali, Cao Zhongming.

-0- PANA GT/IS/MAR/TON 07março2014

07 Março 2014 22:09:53


xhtml CSS