China e CEDEAO adotam mecanismo estratégico para cooperação efetiva

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a China decidiram estabelecer um mecanismo consultivo estratégico que vai fornecer o quadro para a definição e a execução do seu programa de cooperação.

O acordo foi assinado segunda-feira durante a visita de trabalho efetuada à Comissão da CEDEAO em Abuja por uma delegação chinesa de três membros dirigida pelo diretor-geral do departamento dos Assuntos Africanos do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Shaye.

Este mecanismo intervém apenas um mês depois que as duas partes assinaram um Memorando de Entendimento em virtude do qual a China vai fornecer cinco milhões de dólares americanos em equipamentos à força de vígilia da CEDEAO.

Igualmente durante a reunião, a China ofereceu 200 mil dólares americanos de apoio ao reforço das capacidades da CEDEAO, uma das cinco prioridades identificadas pela delegação para permitir à organização realizar os seus objetivos de reformas institucionais em curso e o reposicionamento para uma maior eficiência.

-0- PANA VAO/MTA/TBM/MAR/IZ 11junho2014

11 Junho 2014 11:47:48




xhtml CSS