China doa equipamentos para cirurgia laparoscópica a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo da República Popular da China entregou, sexta-feira, ao hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, em Cabo Verde, equipamentos de cirurgia laparoscópica e consumíveis para serem utlizados nas cirurgias de obstetrícia e geral, apurou a PANA de fonte segura.

Em declarações à imprensa, o diretor do principal centro hospitalar de Cabo Verde, Júlio Andrade, disse tratar-se de equipamentos tecnológicos “muito avançados” que irão permitir que os médicos do hospital façam cirurgias com a mínima invasão.

“Com estes equipamentos, vamos fazer muitas intervenções na área de ginecologia, removendo tumores via laparoscopia. Isso tem muitas vantagens para o doente que passa a ficar pouco tempo internado”, regozijou-se.

Júlio Andrade  revelou que, juntamente com com os donativos, veio também a Cabo Verde uma equipa técnica da China que vai ministrar um curso de cirurgia laparoscópica aos médicos e enfermeiros do Serviço de Ginecologia Obstétríca e Cirurgia Geral do hospital da capital cabo-verdiana.

O diretor do Hospital da Praia adiantou que cada um dos materiais ofertados custa a volta de 70 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca e 636,3 mil euros) no mercado internacional.

Para a ginecologista Sónia Ferreira, trata-se de equipamentos que não existiam no hospital e que vão ajudar os médicos a fazerem um diagnóstico mais preciso, em algumas situações.

“As cirurgias, também, serão mais precisas e com maior taxa de êxito”, disse.

Cabo Verde e a República Popular da China mantêm relações “privilegiadas de cooperação, no domínio da saúde desde os primórdios da independência  do arquipélago em 1975 e que tem-se concretizado, fundamentalmente, no envio, de equipas médicas  chinesas, de dois em dois anos.

Segundo as autoridades locais, estas equipas têm dado um "contributo de qualidade na prestação de cuidados de saúde às populações, o que é digno de registo e muito apreço".

Em novembro dee 2016, o Governo cabo-verdiano, em reconhecimento dos “relevantes serviços prestados ao Povo de Cabo Verde, em matéria de cuidados médicos, nos últimos dois anos, no Hospital Agostinho Neto de Praia, atribui uma menção honrosa à Equipa Médica Chinesa

A equipa atual é composta por oito médicos, dos quais um especialista em anestesiologia e outro em cirurgia, três da área de ginecologia e obstetrícia, um neonatologista, um acupunturista e um intérprete.

-0- PANA CS/DD 26agosto2017


26 Agosto 2017 15:01:03


xhtml CSS