China concede engenhos de luta contra incêndios no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Governo chinês entregou quarta-feira seis camiões anti-incêndio ao Serviço Nacional de Proteção Civil do Burundi que se tem mostrado impotente nos últimos tempos face à multiplicação de sinistros em todo o país, soube-se de fonte oficial em Bujumbura.

A doação, estimada em 800 mil dólares americanos, vem em resposta a um pedido do Governo burundês, segundo o embaixador da China no Burundi, Yu Xhu-Zhong.

O Governo burundês sentiu particularmente a necessidade de se equipar quando assistiu impotente à destruição inteira do mercado central de Bujumbura, num incêndio de origem acidental, no mês de fevereiro do ano passado.

Na época, as autoridades burundesas recorreram aos serviços de proteção civil do vizinho Rwanda para conter o sinistro que ameaçava estender-se a todo o centro da cidade de Bujumbura.

O Sindicato dos Comerciantes do Burundi (SYGECO)  estimou-em mais de 100 biliões de francos burundeses, ou seja, cerca de 100 milhões de dólares americanos, os danos materiais causados pelo incêndio do mercado central de Bujumbura que garantia sustento a mais de cinco mil grandes e pequenos comerciantes.

Nos últimos três anos, o SYGECO indica que pelo menos 14 mercados foram destruídos em todo o país.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 9julho2014

09 Julho 2014 18:11:40


xhtml CSS