Agência Panafricana de Notícias

China concede $ 51 milhões ao Mali

Bamako, Mali (PANA) - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, anunciou uma doação de 18 biliões de francos CFA sem condição a favor do Mali e um empréstimo de oito biliões de francos CFA sem juros (um dólar equivale a cerca de 507 francos CFA).

O governante chinês fez este anúncio quarta-feira durante uma reunião com o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, que está atualmente na China a participar no Fórum Económico Internacional também conhecido por "Davos de Verão de Tianjin".

O Governo chinês ofereceu igualmente 600 bolsas de estudos aos estudantes malianos com uma duração de três anos.

O primeiro-ministro chinês anunciou igualmente a construção dum Centro de Formação dedicado às profissões de construção que será realizado antes de 2015, a conclusão do Centro Técnico Agrícola de Baguineda, a cerca de 30 quilómetros no leste de Bamako, explorações no domínio mineiro bem como o acompanhamento financeiro no Mali.

Durante a estada do chefe de Estado maliano, que termina esta sexta-feira, trocas frutuosas entre as duas partes desembocaram na assinatura de várias convenções ou acordos nos setores dos transportes, da construção, da energia, da indústria ou ainda das minas.

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 12set2014