Chefes dos Estados-Maiores dos Exércitos da CEDEAO reunidos em Abuja

Abuja, Nigéria(PANA) – Uma reunião do Comité dos chefes dos Estados-Maiores da CEDEAO (CCDS) decorre esta segunda-feira Abuja, a capital nigeriana, para analisar a reação regional à situação de segurança ao longo da fronteira comum entre a Côte d´Ivoire e a Libéria e a situação de segurança em geral nesta região oeste-africana.

Este encontro  de dois dias visa igualmente estudar as recomendações da reunião extraordinária dos chefes dos Estados-Maiores do Burkina Faso, da Côte d´Ivoire, do Gana, da Libéria, da Nigéria e do Senegal, desenrolado a 13 de setembro de 2011, seguindo a diretiva duma mini-cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e do Governo destes seis países, organizada a 10 de setembro em Abuja.

A reunião do CCDS desenrola-se napresença dos chefes dos Estados-Maiores da Defesa dos Estados membros da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), dos comandantes em chefe da Operação das Nações Unidas na Côte d´Ivoire (ONUCI) e na Libéria (UNMIL), do comandante em chefe das Forças Francesas baseadas  em Dakar (Senegal) e dos representantes do Escritório das Nações Unidas na África Ocidental (UNOWA), igualmente baseado em Dakar.

Os participantes vão igualmente estudar  propostas do fórum dos ministros encarregues da Segurança sobre o Código de Conduta do Pessoal Militar e das Forças de Segurança, da  Segurança Maríitima no Golfe de Guiné.

Váo igualmente falar da da estratégia de lutar contra o terrorismo e da iniciativa conjunta sobre a segurança da Interpol (Polícia Internacional), da União Europeia e da CEDEAO.

Os chefes dos Estados-Maiores serão igualmente informados sobre a evolução do programa regional de luta contra o proliferação de armas ligeiras (ECOSAP) e vão discutir sobre o depósito logistíca regional de Freetcwn, a capital da Serra Leoa.

-0- PANA SEG/FJG/DIM/DD 04outubro2011

04 Outubro 2011 19:28:49




xhtml CSS