Chefes de Estados-Maiores da CEDEAO reúnem-se em Accra

Accra, Gana (PANA)   - Os chefes dos Estados-Maiores dos países oeste-africanos devem reunir-se na capital do Gana, Accra, durante três dias a partir de terça-feira para analisar a situação de segurança geral na região e determinar as reações adequadas, anunciou segunda-feira a Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) .

A reunião, realizada sob os auspícios do Comité dos Chefes dos Estados-Maiores da CEDEAO (CCSD), será consagrada ao "reforço da cooperação militar no seio da CEDEAO para a paz, estabilidade, e desenvolvimento".  

Entre outros pontos, os chefes dos Estados-Maiores serão informados sobre a epidemia da doença do Ébola na África Ocidental, que o Conselho de Mediação e Segurança Regional na sua última reunião, em março, qualificou de ameaça para a segurança da região.

A doença do vírus do Ébola já matou mais de duas mil pessoas em mais de três mil casos registados em quatro Estados-membros da CEDEAO - Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

Ela espalhou-se para um outro Estado-membro da CEDEAO, o Senegal, mas ainda não houve vítimas neste país.

A reunião também será informada dum relatório sobre a situação no norte da Nigéria, onde a seita Boko Haram lança constantemente ataques terroristas mortais e procede a sequestros e tomou recentemente de cidades e aldeias.

Os outros assuntos da agenda desta reunião são o exame do relatório sobre a situação da força da CEDEAO, a nova Divisão das Operações de Apoio da Paz, a operacionalização da zona marítima piloto E, o programa de  reforma do setor da segurança e defesa na Guiné-Bissau e a revisão do mandato da Missão da CEDEAO neste país (ECOMIB).

Durante esta reunião, a Côte d'Ivoire, que presidiu ao CCSD nos dois últimos anos, vai ceder oficialmente o cargo ao Gana, atual presidente da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

A última reunião do CCDS teve lugar em fevereiro de 2014 na Guiné-Bissau.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/DIM/TON 08setembro2014

08 Setembro 2014 18:19:54




xhtml CSS