Agência Panafricana de Notícias

Chefes de Estado oeste-africanos anulam visita ao Mali devido à segurança

Bamako, Mali (PANA) – A visita duma delegação de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) prevista para quinta-feira em Bamako, a fim de se encontrar com responsáveis da junta militar que destituiu quinta-feira última o Presidente Amadou Toumani Touré, foi anulada por razões de segurança no aeroporto da capital maliana, soube a PANA de fontes próximas da delegação.

Em prelúdio à visita, manifestantes favoráveis aos golpistas foram autorizados a aceder à pista de aterragem do aeroporto, ao contrário do compromisso assumido pela junta.

"Esta situação suscitou naturalmente receios em termo de segurança, obrigando os chefes de Estado a suspenderem a sua chegada", disse a fonte à PANA exigindo o anonimato.

Os dirigentes oeste-africanos iam provavelmente reunir-se em Abidjan, na Côte d'Ivoire, na quinta-feira, com a possibilidade de tentar novamente deslocar-se sexta-feira a Bamako se as condições forem boas.

A delegação integra seis chefes de Estado oeste-africanos, encarregues de se encontrar com a junta no Mali para discutir sobre as condições dum restauro da ordem constitucional no país.

Em prelúdio à visita de 24 horas, uma delegação de sete membros do Comité dos chefes de estado-maior da CEDEAO, conduzida pelo seu presidente, o chefe de Estado-Maior do Exército da Côte d'Ivoire, o general Soumaila Bagayoko, chegou no país para "uma missão de sensibilização" e mantém encontros com os representantes da junta.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/IBA/CJB/DD 29mar2012