Chefes de Estado líbio e senegalês examinam agenda da cimeira da UA

Tripoli- Líbia (PANA) -- O líder líbio, Muamar Kadafi, analisou longamente quarta-feira à tarde em Tripoli com o seu homólogo senegalês, Abdoulaye Wade, os preparativos e a agenda da sétima cimeira ordinária da União Afriana (UA) prevista para 1 a 2 de Julho próximo na capital gambiana Banjul.
O Presidente senegalês integrou a Comissão Presidencial durante a quinta cimeira ordinária da UA realizada em Abuja (Nigéria) com vista a prepapar as disposições executórias a nível da União na perspectiva da criação dos Estados Unidos de África.
As prospostas líbias incluem, sobretudo, a criação à escala continental de Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, do Comércio Externo, dos Transportes e das Comunicações.
Estas propostas abrangem igualmente a eliminação das barreiras aduaneiras entre os países membros da UA, a unificação dos meios de transportes e de comunicação e o lançamento dum satélite africano.
O líder líbio, igualmente Presidente em exercício da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), e o seu homólogo senegalês, cujo país é membro deste agrupamento regional, passaram em revista também a evolução desta comunidade, base da pirâmide da UA e discutiram sobre várias questões relativas à segurança, à paz e à estabilidade no continente africano, particularmente na província ocidental sudanesa de Darfur.
O secretário adjunto do Comité Popular Geral líbio das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Said Hafyana, e membros da delegação senegalesa participaram neste encontro.
O líder líbio ofereceu um almoço em honra do Presidente Abdoulaye Wade, que deixou Tripoli quarta-feira à noite.

29 Junho 2006 09:25:00




xhtml CSS