Agência Panafricana de Notícias

Chefes de Estado dos Grandes Lagos concertam-se em Kampala

Kigali, Rwanda (PANA) – Uma cimeira extraordinária que deve reunir os 11 chefes de Estado da Conferência Internacional para os Grandes Lagos (CIGL) decorrerá quinta-feira em Kampala, no Uganda, para discutir as implicações da segurança na sub-região da crise prevalecente no leste da República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA terça-feira de fonte oficial em Kigali.

Segundo um comunicado transmitido à PANA em Kigali, as questões ligadas ao funcionamento da instituição bem como a crise de segurança na província do Kivu Norte, no leste da RDC, estará no centro da reunião.

Um outro encontro preliminar que vai reunir os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, e oficiais superiores das forças Armadas dos países membros desta iniciativa sub-regional deverá ser igualmente organizado.

A realização deste encontro surge no momento em que vários diplomatas norte-americanos e onusinos efetuam uma digressão em diferentes países da sub-região dos Grandes Lagos para discutir com os responsáveis destas nações a deterioração da segurança na província do Kivu Norte, no leste da RDC.

Entre as personalidades figuram a enviada especial da ONU para os Grandes Lagos, Mary Robinson, que se encontra atualmente em Kinshasa por causa do conflito prevalecente no Kivu Norte.

A emissária onusina, em digressão pelos Grandes Lagos, deslocar-se-á quarta-feira ao Rwanda, onde manterá encontros com várias altas autoridades deste país, das quais o chefe de Estado rwandês, Paul Kagame, bem como outros membros do Governo, indicou à PANA uma fonte próxima da Presidência em Kigali.

Segunda-feira, a secretária adjunta do Bureau para África no Departamento de Estado norte-americano, Linda Thomas-Greenfield, efetuou uma visita rápida a Kigali para pedir o apoio das autoridades rwandesas na resolução da crise que prevalece no leste da RDC.

O Rwanda desdobrou tropas compostas por milhares de elementos na localidade de Gisenyi, fronteiriça com Goma, na RDC, depois de obuses terem sido lançados na semana passada no seu território desde a cidade congolesa.

-0- PANA TWA/TBM/CJB/TON 03set2013