Agência Panafricana de Notícias

Chefes de Estado do Conselho de Entendimento reúnem-se no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – Cotonou, a capital do Benin, acolheu segunda-feira uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países-membros do Conselho do Entendimento, para examinar os resultados das auditorias da instituição sub-regional no quadro da reorientação das suas atividades.

Esta conferência que se segue às reuniões do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países!membros, organizadas desde outubro em Cotonou, e foi consagrada à avaliação da aplicação das decisões tomadas durante a última cimeira organizada em Yamoussoukro (Côte d)Ivoire) em julho de 2009, no quadro da reforma em profundidade desta organização sub-regional.

O cinco países-membros são o Benin, p Burkina Faso, a Côte d’Ivoire, o Niger e o Togo. Segundo uma fonte diplomática, tornou-se igualmente pertinente a participação do Mali no quadro das novas orientações que a instituição sub-regional, fundada há 52 anos, entende atribuir-se.

Neste âmbito, foram acolhidos segunda-feira em Cotonou os Presidentes togolês, Faure Gnassingbé; burkinabe, Blaise Compaoré; nigerino, Mamadou Issoufou; e ivoiriense Alassane Dramane Ouattara, que se juntaram ao seu homólogo do Benin, Yayi Boni.

O encontro serviu ainda para examinar os resultados das auditorias do Conselho de Entendimento para uma reorientação das suas atividades tendo em conta o contexto sub-regional atual marcado pela coexistência com várias outras organizações sub-regionais como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).

-0- PANA IT/SSB/MAR/IZ 06dezembro2011