Agência Panafricana de Notícias

Chefe de diplomacia libia acredita na formação de governo de união nacional brevemente

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mohamed al-Dairi, exprimiu quinta-feira a sua grande confiança na possibilidade da assinatura dum acordo político final sobre a formação dum Governo de Consenso Nacional e da eleição dum primeiro-ministro e de seus dois adjuntos.

Numa declaração à imprensa, al-Dairi sublinhou que a oportunidade é dada a todas as tendências políticas na Líbia para participarem no diálogo nacional preconizado pelas Nações Unidas, do qual um novo ciclo se iniciou quinta-feira última em Genebra, na Suíça, até a esta sexta-feira.

Acrescentou que a Câmara dos Representantes (Parlamento interino) e o Governo interino resultante desta última (ambos reconhecidos pela comunidade internacional), estão abertos a todos os irmãos líbios, em particular as autoridades cessantes em Tripoli.

O diplomata disse que estes compatriotas são chamados a participar nas discussões de Genebra que são "a última etapa do diálogo consensual".

Indicou que, se os partidos políticos representados pelo Governo cessante de Tripoli persistirem em retirar-se do diálogo nacional preconizado pelas Nações Unidas, os representantes do Governo legítimo assiná-lo-ão sem eles.

“Não queremos isto”, declarou o chefe da diplomacia líbia, acrescentando no entanto que o acordo será incompleto sem a presença deste compatriotas.

Lembrou que a Câmara dos Representantes em Tobrouk (leste) designou terça-feira última 12 candidatos ao posto de primeiro-ministro e de dois adjuntos e que os protagonistas no processo lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) escolherão dois para os postos supracitados.

No que diz respeito ao primeiro vice-primeiro-ministro, ele será escolhido entre os nomes que forem propostos pelo Governo cessante de Tripoli.

-0-PANA BY/BEH/SOC/FK/DD 4set2015