Chefe de Estado mauritano recebe presidente da Comissão da UA

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, recebeu em audiência, quarta-feira, o presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Mahamat Vaghi, soube a PANA de fontes oficiais.

Esta audiência foi dominada pelas questões ligadas à segurança, nomeadamente "o apoio da União Africana (UA) aos esforços envidados pelo G5 Sahel  com vista a instalar uma força comum de luta contra o terrorismo e a criminalidade transnacional”, declarou Vaghi no termo do encontro.

O responsável pan-africano efetua atualmente um périplo por esta sub-região de que fazem parte o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

A criação da força comum desta organização sub-regional foi aprovada pelo Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS/UA) a 13 de abril último, devendo ser validada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas nos próximos meses.

Esta força conjunta deverá comportar uma dimensão militar e uma policial, para um total de 10 mil homens.

A sua instalação necessita dum financiamento de 56 milhões de dólares americanos.

Durante esta audiência, o Presidente mauritano e o presidente da CUA abordaram igualmente a crise política, militar e de segurança na Líbia, bem como as perspetivas de redinamização do processo de paz neste país.

-0- PANA SAS/TBM/FK/DD 8junho2017

08 Junho 2017 08:05:09




xhtml CSS