Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado inicia consultas para marcar data de presidenciais em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, iniciou, segunda-feira, a audição dos partidos políticos e organizações nacionais sobre a data das próximas eleições presidenciais, que devem ter lugar entre 17 de setembro e 11 de outubro deste ano.

No primeiro dia, Jorge Carlos Fonseca recebeu a Comissão Nacional de Eleições, ordens profissionais e a Plataforma das Organizações não Governamentais (ONG).

De acordo com o calendário distribuído, as audições desta terça-feira foram com as câmaras de comércio, sindicatos e os partidos políticos.

O chefe de Estado convocará, em seguida, o Conselho da República para anunciar a data das eleições para a Presidência da República que fecham o ciclo de três eleições de 2016 em Cabo Verde.

A 20 de março passado, tiveram lugar as legislativas que elegeram um novo governo e, a 04 de setembro, vão ter lugar as autárquicas para a escolha dos presidentes dos 22 municípios do país.

Embora ainda não tenha confirmado a sua entrada na corrida, a recandidatura de Jorge Carlos Fonseca, que em 2011 foi eleito com o apoio do atual partido no poder, o MpD (Movimento para a Democrcia) e cumpre o seu primeiro mandato, é dada como certa.

Da parte do PAICV, agora maior partido da oposição, ainda não surgiram manifestações de interesse de eventuais candidatos, depois do ex-primeiro-ministro José Maria Neves ter descartado a possibilidade de se candidatar ao cargo.

-0- PANA CS/IZ 07junho2016