Chefe de Estado francês na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Presidente francês, Emmanuel Macron, encontra-se desde segunda-feira à tarde em Nouakchott, à margem das sessões da 31ª cimeira dos chefes de Estado e de Goerno da União Africana (UA), realizada de 30 de junho último a 1 de julho corrente na mesma cidade,  soube a PANA de fontes oficiais.

Da agenda desta visita constam a segurança sub-regional após os ataques terroristas contra a Força Conjunta do G5 Sahel em Sevaré (no centro do Mali)  sexta-feira última e contra elementos do dispositivo « Barkhane » (força francesa) em Gao (norte) domingo último.

Assim, o Presidente francês será brindado com um almoço à porta fechada com os chefes de Estado da União Africana (UA) presentes em Nouakchott, a que se seguirá uma reunião sobre o G5 Sahel que integra o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

A Força Conjunta do G5 Sahel conta com cinco mil homens encarregues de lutar contra o terrorismo e outros atos de banditismo na faixa do Sahel.

O objetivo da reunião sobre a Força Conjunta do G5 Sahel é dar um novo impulso ao processo de mobilização dos fundos, avaliados em 420 milhões de euros, prometidos por diferentes parceiros que tardam a cumprir com a sua palavra.

A operacionalização da Força Conjunta depende exclusivamente da disponibilidade destes recursos.

De Nouakchott, Emmanuel Macron ruma para a Nigéria.

-0-PANA SAS/BEH/IBA/FK/DD 3julho2018

03 Julho 2018 10:02:44


xhtml CSS