Chefe de Estado cabo-verdiano nas cerimónias fúnebres de Nelson Mandela

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, vai representar o país na cerimónia fúnebre de Nelson Mandela, a ter lugar terça-feira, em Joanesburgo, com a presença de mais de cinquenta chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, apurou aa PANA, segunda-feira, na cidade da Praia de fonte oficial.

O chefe de Estado cabo-verdiano anunciou, na sua página social no Facebook, que se desloca à África do Sul “em representação de Cabo Verde - Estado, e, seguramente, também da Nação” para prestar "uma merecida homenagem ao combatente pela liberdade, revolucionário e humanista, personalidade africana e mundial que serve de referência política e moral no exercício de funções de Estado”.

O Governo sul-africano anunciou que mais de 50 chefes de Estado confirmaram até agora a sua presença esta cerimónia fúnebre de Nelson Mandela, que decorrem até domingo próximo.

Vários estadistas fazem-se acompanhar por cônjuges e pelos seus antecessores, como Barack Obama, dos Estados Unidos) que traz no seu avião George W. Bush, e Dilma Rousseff, do Brasil, que vai chegar a Joanesburgo à frente de uma comitiva que inclui quatro ex-chefes de Estado brasileiros, Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor de Melo.

O Presidente francês, François Hollande, viaja com o seu antecessor, Nicolas Sarkozy, homem que derrotou nas últimas presidenciais, em 2012.

-0- PANA CS/DD 09dez2013

09 Dezembro 2013 10:55:46




xhtml CSS