Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado angolano preocupado com situação no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O chefe de Estado angolano e presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), José Eduardo dos Santos, enviou esta quinta-feira uma mensagem “especial” ao seu homólogo burundês, Pierre Nkurunziza, na qual ele exprime preocupação pela situação de segurança prevalecente nas vésperas de eleições gerais neste país da África Central, soube a PANA de fonte diplomática em Bujumbura.

A mensagem foi transmitida por um enviado especial do Presidente angolano, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, precisa um comunicado de imprensa entregue esta quinta-feira à PANA pelo Secretariado Executivo da CIRGL, sediado em Bujumbura, a capital burundesa.

Na sua mensagem, o presidente em exercício da CIRGL exprimiu a sua preocupação face à situação de segurança prevalecente no Burundi.

O emissário angolano afirmou que « ninguém pode substituir os Burundeses na busca da paz e da segurança duradouras », segundo o comunicado.

O diplomata angolano exortou o Governo, os partidos políticos, a sociedade civil e outras partes interessadas a resolver os problemas pelo diálogo.

A CIRGL realizará uma cimeira de chefes de Estados para discutir sobre a situação de segurança na região, anuncia o comunicado.

A cimeira, cuja realização não foi programada, segue-se a uma deterioração sensível da situação sociopolítica do Burundi consecutiva às manifestações de opositores a um terceiro mandato declarado do Presidente Nkurunziza às eleições presidenciais de junho próximo.

Pelo menos 17 pessoas já morreram e 170 outras ficaram feridas em confrontos violentos entre manifestantes e polícias, enquanto mais de 800 estão em detenção preventiva desde 26 de abril último em Bujumbura e em outras cidades, segundo o balanço da imprensa e das organizações de defensores dos direitos humanos e dos prisioneiros.

-0- PANA FB/BEH/FK/TON 07maio2015