Chefe da diplomacia tunisina na Argélia para reunião do Grupo 5 5

Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui, está desde sábado em Argel para participar nos trabalhos da 14ª reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do diálogo da Bacia do Mediterrâneo Ocidental (5 5), prevista para este domingo na capital argelina sob a presidência conjunta da Argélia e de França.

A reunião está orientada para o lema « Mediterrâneo Ocidental : Reforço do Desenvolvimento Económico e Social Inclusivo e Sustentável para Enfrentar os Desafios Comuns na Região», indica um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros publicado, sábado.

Os participantes vão também refletir sobre várias questões que preocupam a região da Bacia do Mediterrâneo Ocidental, nomeadamente as relativas aos meios que permitam garantir a segurança, a estabilidade e a luta contra o terrorismo e o extremismo violento, precisa a mesma fonte.

O Grupo 5 5 tem como membros a Tunísia, a Líbia, a Argélia, Marrocos e a Mauritânia, para o lado africano, e, para o lado europeu, França, Espanha, Itália, Malta e Portugal.

Este Grupo foi criado em 1990 na sequência da « Declaração de Roma » publicada no termo da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da Bacia do Mediterrâneo Ocidental realizada, a 10  de outubro de 1990, lembre-se.

-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 21jan2018

21 Janeiro 2018 15:13:15


xhtml CSS