Chefe da diplomacia francesa no Níger

Niamey, Níger (PANA) – O ministro francês da Europa e Negócios Estangeiros, Jean Yves Le Drian, encontra-se desde terça-feira em Niamey para uma visita de trabalho ao Niger, cuja duração não foi revelada, indica uma fonte oficial no local.

O chefe da diplomacia francesa foi recebido no mesmo dia em audiência pelo Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, com quem discutiu sobre questões de segurança, nomeadamente a Força G5 Sahel e o acompanhamento do plano de ação comum em matéria de migração elaborado a 28 de agosto último em Paris (França).

A sua visita ao posto de comando do setor « centro » da força conjunta do G5 Sahel visa medir o seu dinamismo, de acordo com a mesma fonte.

Visitará a missão europeia UECAP Sahel Niger que participa no reforço das capacidades das forças de defesa e de segurança nigerinas no quadro da luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada.

Jean Yves Le Drian visitará ainda uma escola primária cujo programa piloto é apoiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento para sublinhar a importância dada pela França às implicações da francofonia, da educação e da juventude.

França e Níger mantêm relações de cooperação em vários domínios, como o comércio, a segurança, a formação, minas, a comunicação e transportes.

-0- PANA SA/IS/SOC/MAR/DD 04out2017


04 Outubro 2017 10:54:52


xhtml CSS