Chefe da diplomacia francesa esperado na República Centroafricana e na Etiópia

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O ministro francês dos Negócios Estrangeiros e Desenvolvimento Internacional, Laurent Fabius, é esperado segunda-feira próxima em Bangui para uma visita à República Centroafricana (RCA), soube a PANA de fonte diplomática.

Esta visita, a quinta do chefe da diplomacia francesa à RCA, inscreve-se na ótica duma mensagem de apoio, amizade e solidariedade às autoridades de transição centroafricanas.

Da agenda desta viagem constam nomeadamente o processo eleitoral com a Presidente de Transição, Catherine Samba-Panza, e a assinatura com o primeiro-ministro, Mahamat Kamoun, duma convenção de ajuda orçamental global de financiamento das eleições avaliada em oito milhões de euros.

Fabius vai também visitar tropas francesas da operação Sangaris para prestar homenagem ao trabalho de estabilização realizado desde de 2013 a fim de apoiar as forças da União Africana (UA) e os Capacetes Azuis da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na RCA (MINUSCA).

Participar na Etiópia, acompanhado pela secretária de Estado francesa para o Desenvolvimento e Francofonia, Annick Giradin, numa conferência internacional sobre o financiamento do desenvolvimento prevista para 13 a 16 de julho corrente.

-0- PANA BAL/JSG/SOC/FK/DD 11julho2015

11 Julho 2015 17:07:50




xhtml CSS