Agência Panafricana de Notícias

Charles Konan Banny retira candidatura às presidenciais na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O antigo primeiro-ministro ivoiriense, Charles Konan Banny, anunciou sexta-feira a retirada da sua candidatura às eleições presidenciais previstas domingo para denunciar um "processo injusto imposto aos Ivoirienses".

Na sua declaração, Konan Banny sublinhou que a sua candidatura à magistratura supremsa do seu país decorria da sua vontade de ver trinfur a democracia e o diálogo na Côte d´Ivoire e no seio do seu partido, o PDCI-RDA.

"Constato que tudo foi feito para entravar a eclosão destes nobres ideais. Depois de ter levado a cabo até ao fim o combate para levar os nossos responsáveis a poupar a Côte d´Ivoire de novos sofrimentos e frustrações decidi retirar-me do processo injusto imposto aos Ivoirienses", declarou Konan Banny.

Ele citou outras reivindicações como eleições presidenciais manchadas de "graves irregularidades que fazem recear um escrutínio pouco sincero, pouco transparente e não inclusivo" e a recusa ao diálogo e à reconciliação nacional pelo chefe de Estado, Alassane Ouattara, que criam riscos de instabilidade na Côte d´Ivoire e na sub-região.


Konan Banny denunciou ainda uma lista eleitoral entregue aos candidatos quatro semanas apenas antes do prazo eleitoral, contendo repetições e erros que são indícios de manipulações significativos dos ficheiros eletrónicos.

"Estes alertas são minimizados enquanto deveriam provocar uma auditoria sob o controlo de peritos neutros", deplorou.

Konan Banny é o terceiro candidato que se retira da corrida do escrutínio presidencial de domingo depois do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Amara Essy, e do antigo Presidente da Assembleia Nacional, Mamadou Koulibaly, que declararam não desejar caucionar uma "farsa eleitoral e uma paródia de eleição".

Atualmente sete candidatos estão em competição nas eleições presidenciais, incluindo o Presidente cessante, Alassane Ouattara.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/MAR/TON 24outubro2015