Agência Panafricana de Notícias

Charles Blé Goudé detido no Gana

Accra, Gana (PANA) - Charles Blé Goudé, líder dos Jovens Patriotas, apoiantes incondicionais do ex-Presidente Laurent Gbagbo da Côte d'Ivoire, foi detido no Gana, noticia sexta-feira o jornal "Ghanaian Times" que não cita a sua fonte.

Segundo o diário, Blé Goudé, fiel aliado do ex-Presidente Laurent Gbabgo, encontra-se detido no Gabinete das Investigações Nacionais (BNI) em Accra.

Contudo, o BNI e as agências nacionais de segurança forneceram poucas informações relativamente aos pormenores desta detenção, depois de o rumor começar a circular quinta-feira.

Blé Goudé fugiu da Côte d´Ivoire depois da detenção do Presidente Gbagbo com a ajuda das forças francesas, após a eclosão duma guerra civil curta mas sangrenta que seguiu as eleições presidenciais contestadas de 2010.

Ele estaria implicado em crimes contra a humanidade cometidos durante os combates entre apoiantes de Gbagbo e os do Presidente Alassane Ouattara, declarado vencedor das eleições presidenciais.

Blé Goudé é o segundo fiel do ex-Presidente Gbagbo detido no Gana, depois de Justin Koné Katinan, que se bate contra a sua extradição para a Côte d´Ivoire desde a sua detenção no ano passado.

-0- PANA MA/VAO/NFB/JSG/MAR/TON 18jan2013