Cerca de 30 chefes de Estado esperados na Cimeira da Francofonia

Quebeque- Canadá (PANA) -- Cerca de 30 chefes de Estado e de Governo são aguardados na 12ª Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que será aberta sábado próximo no Quebeque, no Canadá, soube a PANA junto do comité de organização do encontro.
Entre os chefes de Estados africanos cujas presenças estão confirmadas figuram Yayi Boni (Benin), François Bozizé (República Centroafricana), Paul Biya (Camarões), Denis Sassou N'Guesso (Congo Brazzaville), Joseph Kabila (RD Congo), Marc Ravalomanana (Madagáscar), Idriss Déby (Tchad), Blaise Campoaré (Burkina Faso), João Bernardo "Nino" Viera (Guiné-Bissau), Teodoro Obiang N'Guema (Guiné Equatorial), Abdoulaye Wade (Senegal) e Amadou Toumani Touré (Mali).
O comité de organização confirma igualmente a participação na cimeira do presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.
Vários dirigentes africanos estarão ausentes da cimeira de Quebeque que examinará no primeiro dia a situação política internacional.
Os organizadores já confirmam as ausências do Rei Mohamed VI de Marrocos, do Presidente Laurent Gbabgo da Côte d'Ivoire, do Nigerino Mamadou Tandja, do Togolês Faure Ngassinbgé e do Tunisino Zine El- Abidine Ben Ali.
De acordo com o protocolo canadiano, os primeiros chefes de Estado chegarão quinta-feira ao Aeroporto de Quebeque.
Eles serão depois acolhidos sexta-feira à tarde pela governadora-geral do Canadá, pelo primeiro-ministro do Canadá bem como pelos primeiros-ministros do Quebeque e do Novo Brunswick.
Os trabalhos da cimeira apenas começarão sábado com o exame, à porta fechada, dos pedidos de adesão, seguido do Relatório do secretário- geral da OIF, o ex-Presidente senegalês Abdou Diouf.
Questões de governação, democracia e Estado de Direito serão depois abordadas durante as sessões temáticas.
A cimeira terminará domingo com a adopção da Declaração de Quebeque.

15 Outubro 2008 09:07:00




xhtml CSS