Cerca 59 por cento da população de Cabo Verde tem menos de 25 anos

Praia- Cabo Verde (PANA) – A maioria dos cerca de -450 mil habitantes de Cabo Verde (59 por cento) é constituída por jovens com menos de 25 anos, soube-se terça-feira de fonte do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) na Praia.
Um estudo do INE, denominado Questionário Unificado de Indicadores Básicos de Bem-estar de Cabo Verde (QUIBB-CV), confirma também que em termos demográficos a população cabo-verdiana continua a ser maioritariamente feminina (52 por cento de mulheres contra 48 por cento de homens).
No que diz respeito aos agregados familiares, o QUIBB-CV, realizado entre Novembro de 2007 e Janeiro de 2008, indica que 45 por cento deles são chefiados por mulheres, sendo esta percentagem de 50 por cento no meio rural.
Constatou-se também que a maioria dos agregados cabo-verdianos (40 por cento) é do tipo conjugal nuclear (constituído pelo casal e pelos filhos) e 37 por cento monoparental (formado por um dos progenitores e filhos).
Contudo, verifica-se que enquanto os homens chefiam na sua grande maioria agregados do tipo conjugais nucleares (61 por cento), as mulheres chefiam agregados do tipo monoparentais (68 por cento).
No que diz respeito à educação, o estudo indica que o arquipélago regista uma elevada cobertura escolar e cerca de 96 por cento dos jovens entre os 15 e os 24 anos sabem ler e escrever, sem discrepâncias significativas quer a nível do meio de residência quer entre os sexos.
Cerca de 88 por cento da população com 4 anos ou mais já frequentou alguma vez um estabelecimento de ensino, dos quais 5 por cento frequentou ou estava a frequentar o pré-escolar, 3 por cento a alfabetização, 52 por cento o nível básico, 36 por cento o nível secundário e 4 por cento o nível médio ou superior.
Em 2007, a taxa de alfabetização em Cabo Verde era de 80 por cento, sendo 85 por cento no meio urbano e 72 por cento no meio rural.
Comparativamente ao sexo, entre os homens a taxa de alfabetização continua superior (67 por cento) em relação à das mulheres (73 por cento).

18 Junho 2008 10:10:00


xhtml CSS