Agência Panafricana de Notícias

Censo do corpo eleitoral iminente no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O recenseamento nacional dos eleitores iniciar-se-á a 14 de Janeiro no Burundi para um período de duas semanas, anunciou terça-feira em Bujumbura o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente(CENI), Pierre Claver Ndayicariye.
A operação será precedida duma formação de dois dias para os agentes encarregues do recenseamento das pessoas com 18 anos de idade e mais que vão constituir o corpo eleitoral na perspectiva das eleições presidenciais de 28 de Junho próximo, das legislativas e das senatoriais previstas respectivamente para 23 e 28 de Julho de 2010.
Dois ex-chefes de Estado, designadamente Jean Baptiste Bagaza (1976- 1987) e Domitien Ndayizeye (2003-2005), e o ex-chefe do movimento rebelde burundês, as Forças Nacionais de Libertação (FNL), Agathon Rwasa, já se declararam candidatos ao escrutínio presidencial.
Para a organização destas três eleições, a CENI pede um orçamento de 43 milhões de dólares americanos cuja metade já estaria disponível, indica-se.