Agência Panafricana de Notícias

Casos de covid-19 aumentam para 165 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, no  concelho da Praia, mais 13 novos casos positivos de covid-19, elevando para 165 o total de pessoas contaminadas, apurou a PANA, na capital cabo-verdiana, de fonte oficial.

Em comunicado, o Governo pormenoriza que,  num total de 96 amostras analisadas no laboratório de virologia, a 02 de maio corrente, 72 deram resultados negativo, com 12 na cidade da Praia, tantos na Santa Catarina, um em São Nicolau e outro em Boa Vista (20).

Nessa última, o primeiro caso da pandemia 18 são de casos confirmados de dois testes negativos, com intervalo de 24 horas, fazendo com que 15 doentes tivessem alta.

A mesma fonte acrescenta que dos nos novos casos positivos confirmados, nove estão em seguimento pelas autoridades sanitárias.

Entre as amostras analisadas em laboratório,   estavam sete de São Vicente, sendo que seis eram casos suspeitos e um de seguimento do caso da cidadã chinesa, a primeira pessoa com teste positivo naquela ilha e que aguarda o segundo oo teste negativo para a critério de alta hospitalar.

As autoridades sanitárias deram conta igualmente de dois casos de análises pendentes, na cidade da Praia, que neste momento regista a esmagadora maioria dos 165 casos positivos à covid-19, no país.

Por ilhas,  Santiago soma 106, sendo 103 na Praia, dois no município do Tarrafal e um em São Domingos, enquanto a Boa Vista vem a seguir, com 56, e finalmente São Vicente com três.

Dos casos positivos, 33 recuperaram (30 na Boa Vista, um na Praia e dois em São Vicente) e duas mortes, um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias, na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

O Ministério da Saúde garantiu que, até ao momento, todos os casos ativos estão em isolamento institucional e a evoluir bem.

A nível global, segundo o balanço mais recente, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 245 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas.

Entretanto, mais de um milhão de doentes já foram considerados curados.

-0- PANA CS/IZ 03maio2020