Agência Panafricana de Notícias

Casos ativos da covid-19 diminuíram para 675 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os casos ativos da covid-19, em Cabo Verde, diminuíram, nas ultimas 24 horas, de 715 para 675, indicam os dados divulgados terça-feira pelo Ministério da Saúde.

No mesmo período, foram diagnosticados  mais 34 casos novos, o que aumenta o total acumulado para 8.882 infeções.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da doença, no país, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto, informou que os laboratórios de virologia analisaram 288 amostras.

Os novos casos positivos foram diagnosticados nos concelhos da Praia (25) e Santa Catarina (05), na ilha de Santiago, em Santa Catarina do Fogo (03) e em São Vicente (01).

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 98 pessoas, passando o país a contabilizar um total de 8.110 doentes considerados recuperados da doença (91%), ainda segundo Jorge Barreto.

Há ainda 25 casos suspeitos e 19 pessoas internadas nos hospitais, dois dos quais em situação mais crítica no Hospital Agostinho Neto, na Praia, prosseguiu a mesma fonte.

O número de óbitos mantém-se em 95, constando também das estatísticas  dois doentes estrangeiros que foram transferidos para os respetivos países de origem.

Conforme o porta-voz do Ministério da Saúde, neste momento, a taxa de transmissão (RT) no país é de 0,82 por cento, o que significa que 100 pessoas estão a infetar outras 82 pessoas.

Jorge Barreto disse que isso revela uma "tendência de estabilização ou diminuição", mas que deve ser vista também "com muita cautela", tendo em conta as amostras pendentes.

o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias avançou que, no mês de outubro, os laboratórios realizaram 15.740 testes de virologia (PCR), tendo encontrado 2.718 casos positivos, numa média de 87 casos por dia.

-0- PANA CS/IZ 03nov2020