Caso de dengue confirmado na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - Um caso de dengue de tipo 3, a forma mais grave desta doença viral aguda transmitida ao homem pela picada da fêmea do mosquito infetado, foi confirmado a 28 de abril último pelo Instituto Pasteur da Côte d'Ivoire (IPCI), no distrito sanitário de Cocody-Bingerville, na capital económica, Abidjan, soube a PANA quarta-feira de fontes oficiais.

Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, este caso foi descoberto no bairro dos Deux-Plateaux Vallons, no distrito de Cocody.

O comunicado precisa que, após notificação do caso à Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os protocolos em vigor, pesquisas ativas de eventuais outras infeções foram levadas a cabo, de 29  de abril a 1 de maio deste ano e estas permitiram identificar 17 casos suspeitos para os quais as amostras sanguíneas foram realizadas e encaminhadas para o IPCI para análises.

Enquanto se aguarda pelos resultados, os inquéritos epidemiológicos e entomológicos continuam.

Face a  esta situação de emergência, o Conselho instruiu a ministra da Saúde e Higiene Pública, bem como todos os ministros interessados, a tomar medidas vigorosas de prevenção e de luta contra a transmissão do vírus da dengue, sublinha o comunicado.

Com efeito, será feita uma desinfestação contra mosquitos nos sítios suscetíveis de acolher refúgios em todo o distrito autónomo de Abidjan.

O efeito da dengue avança atualmente de maneira mais significativa e inscreve-a hoje entre as doenças denominadas "re-emergentes".

A OMS estima em 50 milhões o número de casos anuais, dos quais 500 mil casos de dengue hemorrágica que são mortais em mais de 2,5 porcento dos casos, enquanto que dois biliões e meio de pessoas vivem em zonas de risco.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/IZ 04maio2017

04 Maio 2017 16:45:25


xhtml CSS