Agência Panafricana de Notícias

Carga de armas destinadas à Líbia intercetada na Itália

Tripoli, Líbia (PANA) - Um carregamento de armas e munições encontrado a bordo dum navio no porto italiano de Genes, com destino à Líbia, foi apreendido quarta-feira, revelou r esta quinta-feira a imprensa líbia.

Segundo as autoridades aduaneiras italianas, trata-se de 170 armas e 200 mil cartuchos que estavam dissimulados num contentor que continha brinquedos.

Confrontada com o caos de segurança há mais de quatro anos, a Líbia está a braços com a enorme proliferação de armas de fogo no seio da população e nas mãos de milícias omnipresentes que fazem a lei no terreno face a órgãos de segurança estatais ainda em gestação.

O Governo interino líbio e o Parlamento de Tobrouk, no leste do país, ambos reconhecidos pela comunidade internacional, pediram, várias vezes, o levantamento do embargo de armas a favor do Exército líbio confrontado com grupos terroristas no leste do país.

Também denuncia o acesso das milícias às armas de maneira oculta em detrimento de órgãos estatais líbios.

Mas as Nações Unidas, em particular o seu Conselho de Segurança, rejeitaram várias vezes este requerimento, receando que estas armas contribuam para fomentar o caos se caírem entre as mãos das milícias armadas.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 05nov2015