Capital maliana acolhe conferência internacional sobre proteção do património cultural

Bamako, Mali (PANA) – Uma  conferência internacional sobre os impactos e desafios ligados à proteção do património cultural em zona de conflito realizar-se-á de 14 a 15 de março corrente em Bamako, soube a PANA de fonte oficial.

O objetivo principal deste encontro é restituir os resultados do programa de reabilitação do património cultural  e salvaguardar os manuscritos antigos do Mali  com vista a avaliar os impactos  e estabelecer estratégias para a gestão duradoura e eficiente dos bens culturais.

Por iniciativa do Ministério maliano da Cultura em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura (UNESCO), a reunião inclui conferências-debates e exposições fotos.

Serão igualmente debatidas por peritos várias questões ligadas aos conflitos e ao património a que se seguirão recomendações sobre a salvaguarda do património cultural.

Segundo fontes próximas da Representação da UNESCO em Bamako, mais de um bilião e 500 milhões de francos CFA (cerca de dois milhões 439 mil dólares americanos) foram mobilizados para a realização do património cultural e a salvaguarda dos manuscritos antigos  do Mali.

Grande parte deste património foi saqueada por djihadistas (islamitas) aquando da ocupação do norte do Mali entre março de 2012 e janeiro de 2013.

-0- PANA GT/TBM/SOC/FK/DD 11março2017

11 march 2017 16:01:58


xhtml CSS