Agência Panafricana de Notícias

Caos na Líbia permite expansão do Daech, diz emissário da ONU

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O enviado da ONU no Iémen, Ismail Ould Cheikh, declarou durante na sessão de abertura de 27ª cimeira árabe, segunda-feira, em Nouakchott, que o vazio constitucional e político na Líbia ameaça a sua segurança e dá à organização “Daech” (Estado Islâmico) as possibilidades de expansão no interior do país.

Os trabalhos da 27ª sessão ordinária do Conselho da Liga dos Estados Árabes a nível da cimeira arrancaram, segunda-feira, no Palácio dos Congressos na capital da Mauritânia, Nouakchott, sob o lema « Cimeira da Esperança », e cuja abertura foi orientada pelo Presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz.

O presidente do Conselho Presidencial líbio chegou no mesmo dia à capital mauritana para participar nas reuniões do Conselho da Liga Árabe no quadro desta 27ª sessão ordinária.

Por seu turno, o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros do Governo de União Nacional, Mohamed Tahar Siala, participou nas reuniões do Conselho Executivo da Liga Árabe, instância que agrupa os ministros dos Negócios Estrangeiros árabes, que começaram os seus trabalhos sábado, em Nouakchott.

“Esperamos que as reuniões organizadas na capital Nouakchott sejam coroadas de êxito e que sejam históricas servindo os interesses árabes comuns”, declarou.

-0- PANA BY/IS/IBA/MAR/IZ 26julho2016