Agência Panafricana de Notícias

Cantora cabo-verdiana Cesária Évora operada de urgência em Paris

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A cantora cabo-verdiana Cesária Évora foi submetida a uma intervenção cirúrgica de urgência, no início da noite de segunda-feira, num hospital de Paris (França), na sequência de um problema cardíaco, apurou a PANA terça-feira de fonte da produtora da artista.
A cantora, de 68 anos, chegou à capital francesa - cidade onde vive quando não está em Cabo Verde - no domingo à tarde, depois de actuar ao vivo sábado à noite, em Lisboa (Portugal), ao lado do cantor angolano Bonga, num concerto considerado "memorável", pela crítica especializada.
Já na capital francesa, a mais importante e reconhecida voz da música cabo- verdiana (e uma das maiores celebridades do circuito da world music), sentiu- se mal segunda-feira de manhã, sendo internada de urgência na capital francesa e operada à tarde.
Fontes ligadas à produtora da artista garantem que a crise agora identificada pelos médicos é de natureza coronária, tendo esta sido uma operação diferente daquela a que Cesária se submeteu em 2008 quando ela foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante um concerto na Austrália.
No entanto, não foram divulgados ainda mais pormenores sobre a forma como decorreu a intervenção cirúrgica, com "uma duração aproximada de quatro horas", muito menos sobre a evolução do estado de saúde da cantora na fase pós-operatória.
Estes novos problemas de saúde da cantora vão levar ao cancelamento de 20 concertos que Cesária Évora tinha previsto realizar até ao final de Agosto, em países como a Roménia, a Suíça, a Turquia e a Bélgica, entre outros.
A Polónia, a Finlândia, os Estados Unidos, o Canadá, Itália, a China, a Grécia, a Tunísia, França e o Brasil eram os outros palcos programados pela cantora para promover o seu mais recente trabalho discográfico, "Nha sentimento".