Cantora Cesária Évora dá nome a estabelecimento de ensino em França

Praia, Cabo Verde (PANA) - O nome da cantora cabo-verdiana, Cesária Évora, falecida em dezembro de 2011, foi atribuído pelo Conselho Geral do Departamento de Seine Saint Denis, em França, ao novo estabelecimento de ensino secundário em Montreuil, inaugurado domingo, apurou a PANA, na cidade da Praia.

Trata-se de mais uma homenagem prestada em França à chamada “Diva dos pés descalços”, como era conhecida no meio musical, que escolheu aquele país para lançamento de uma carreira internacional de grande sucesso em todo o mundo.

Entre os convidados para  ato de inauguração do estabelecimento, chamado de “Collège Cesária Évora”, figuravam  a embaixadora de Cabo Verde em França, Fátima Veiga, familiares da cantora residentes em França e da Lusáfrica, a empresa discográfica responsável pela carreira musical de Cesária Évora.

Esta foi a segunda distinção póstuma naquele pais a Cesária Évora, depois de as autoridades locais em Clichy, terem dado o nome da artista ao anteriormente denominado Salão Azul, do recinto municipal de artes e espectáculos Theatre Rutebeuf.

Esta também prevista uma terceira homenagem com a atribuição do nome da Cesária Évora a uma das ruas da 19ª Circunscrição de Paris, a ser inaugurada dentro em breve.

Ainda em vida, a “Diva dos pés descalços” foi agraciada, em 2009, pelo Governo de França, em 2009, com a prestigiosa Medalha da Legião de Honra.

Cesária Évora nasceu a 27 de agosto de 1941 na cidade de Mindelo, em Cabo Verde.

Considerada a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana, ela gravou um total de 24 discos, entre originais, ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.

Cize, para os amigos, anunciou o término da sua carreira musical no dia 23 de setembro de 2011, depois de 45 anos de carreira a cantar Cabo Verde pelo mundo.

A 17 de dezembro de 2011, Cesária Évora faleceu aos 70 anos, na mesma cidade que a viu nascer.

-0- PANA CS/IZ 22set2014


22 Setembro 2014 14:08:04


xhtml CSS