Cantor cabo-verdiano convidado especial dos Angola Music Awards 2014

Praia, Cabo Verde (PANA) - O cantor cabo-verdiano Djodje é o convidado especial dos Festival Angola Music Awards (AMA Fest), a realizar-se a 19 de julho na Baía de Luanda, soube a PANA, sexta-feira, de fonte da organização do evento.

O artista, que aos 25 anos já é considerado uma referência da música em Cabo Verde e a nível africano, foi o vencedor em 2011 do concurso de artistas africanos MOAMA (Afrotainment Museke Online African Music Awards) na categoria de melhor zouk/kizomba com a música "Proibido".

Djodje, filho de pais músicos, desde sempre se interessou pela música tendo criaod aos 10 anos de idade com familiares e amigos o grupo TC, que ainda hoje faz espectáculos a nível nacional e além fronteiras.

No ano 2000, com 11 anos, Djodje ganhou um concurso de pequenos cantores na cidade da Praia, alavancando a sua carreira para novas plataformas, e em 2001 com os TC gravou numa coletânea de Verão, na qual a canção “Volta” se tornou um autêntico “hino” sendo considerada “música do ano” em Cabo Verde e com muito sucesso em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Em 2006, Djodje lançou o seu primeiro álbum a solo intitulado “…Sempre TC” em homenagem ao grupo, recolhendo as melhores críticas da imprensa da especialidade em Cabo Verde e não só.

O álbum, que contou com participações de artistas de renome como Don Kikas, Heavy h, os TC, entre outros, proporcionou as pistas de dança africana sucessos como “Tchas Fala” e “Misteriosa”, que o levou a atuar a nível internacional em países como Portugal, Holanda e Luxemburgo.

Em 2007, os TC lançaram o primeiro álbum de inéditos enquanto grupo e fizeram concertos em Cabo Verde, no Brasil e em Portugal.

Em 2009, juntou-se ao irmão mais velho (Peps) e ao primo (Ricky Boy), também elementos dos TC, e criaram a sua própria editora chamada Broda Music, que editou nesse mesmo ano o álbum de Ricky Boy, produzido musicalmente pelo Djodje, e que foi considerado por muitos o melhor álbum de kizomba de 2009.

Neste ano, o cantor renunciou às nomeações recebidas para os Cabo Verde Music Awards (CVMA 2014) nas categorias de Melhor Álbum Eletrónico / Melhor Reggae RnB House / Melhor Música do Ano, por achar que “os critérios de base definidos e difundidos pela organização dos prémios não foram respeitados".

Além de Djodje, estarão no palco do AMA Fest mais de 25 artistas nomeados para as diversas categorias do evento onde, de acordo com os promotores, são esperadas mais de 15 mil pessoas.

O AMA Fest é um concurso anual de cariz nacional destinado aos melhores profissionais de música angolana no sentido de abrir um importante espaço aos compositores, intérpretes e criadores de todos os géneros.

O festival tem por principal objetivo reconhecer a excelência e criar uma maior consciência pública sobre a diversidade cultural dos artistas e suas contribuições, bem como incentivar as iniciativas que desenvolvem a cultura angolana.

-0-  PANA  CS/TON 04julho2014

04 Julho 2014 12:29:43


xhtml CSS