Candidatos disputam liderança do partido no poder em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Quatro candidatos, entre os quais duas mulheres do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), já se posicionaram para a corrida à liderança desta força política na sequência da retirada do atual líder, José Maria Neves,  apurou a PANA quinta-feira de fonte partidária.

A ministra de Estado e da Saúde e segunda figura do Governo, Cristina Fontes Lima, revelou recentemente ao semanário “A Nação” que não descarta uma candidatura sua à liderança do PAICV, no próximo ano, para suceder a José Maria Neves, que decidiu abandonar o cargo em finais de 2014.

Cristina Lima disse que pretende protagonizar uma candidatura com ideias e discutir, acima de tudo, o futuro. “Este é o nosso desafio”, adiantou.

Esta quinta-feira, o jornal “A Semana” traz como manchete a notícia que dá conta de que a ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, é também candidata à liderança do PAICV.

Ela promete  encabeçar um projeto "que se quer de amplo consenso para a liderança do PAICV” nas diretas previstas para o final de 2014, antes do congresso extraordinário de 2015.

“Dentro em breve, Janira Almada fará uma declaração pública, anunciando a sua participação na corrida à chefia do partido no poder”, precisa a fonte.

Também o atual secretário-geral do PAICV, Júlio Correia, garante que mantém a firme vontade e determinação em ser candidato à liderança do partido. O anúncio da candidatura será feito em janeiro próximo

“Eu me disponibilizo para este combate e, com o apoio e a confiança de todos os militantes, o PAICV será vencedor em 2016”, enfatizou Correia, explicando que a não publicitação da sua candidatura, neste momento, tem a ver com o facto de ainda entender que pode agregar à sua volta alguns pré-candidatos.

“Fosse pelos apoios internos já manifestados, teria posto cá fora a minha candidatura”, afirma.

O quarto candidato, Felisberto Vieira, também reafirmou esta semana a sua  candidatura à liderança do PAICV  numa mensagem de boas festas dirigida aos militantes a partir do Brockton (EUA), onde se encontra.

Felisberto Vieira, antigo presidente da Câmara Municipal da Praia e atual líder parlamentar do partido, manifesta a sua "firme disponibilidade em concorrer à liderança do PAICV em prol de mais Cabo Verde".

O líder parlamentar do PAICV promete trabalhar para realizar o bem comum dos Cabo-verdianos, agregando novas valências para que o país "possa enfrentar de forma vitoriosa os novos desafios políticos".

Felisberto Viera foi candidato à liderança do PAICV em 2000, tendo na altura perdido a disputa para o atual presidente do partido e primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que, apesar de deixar o cargo partidário em finais do próximo ano, irá, no entanto,  a chefiar o Governo até ao final da legislatura em 2016.

-0- PANA CS/IZ 26dez2013



26 Dezembro 2013 20:11:57


xhtml CSS