Cancelada greve nacional dos enfermeiros em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A greve nacional dos enfermeiros em Cabo Verde, programada para  17 e 18 de julho corrente, foi suspensa depois de o Ministério da Saúde ter assumido o compromisso de aprovar os estatutos da classe, segundo fonte sindical.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o presidente do Sindicato Nacional Democrático dos Enfermeiros (SINDEF), José Sanches, explicou que o acordo para  suspender a greve foi alcançado num encontro de negociação ocorrido na Direção-Geral do Trabalho (DGT), no fim-de-semana.

Neste encontro, disse, estiveram também presentes membros do Sindicato Nacional dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde (SNETS).

“Chegamos a um acordo e a greve foi suspensa, porque o Ministério se comprometeu a devolver-nos os estatutos aprovados até ao final do ano e isso satisfaz o interesse dos enfermeiros. Mas em caso de não cumprimento, voltamos novamente à greve”, assegurou.

O sindicalista afirmou ainda que os representantes dos enfermeiros irão fazer a monitorização permanente sobre o cumprimento ou não dos compromissos assumidos pela tutela da Saúde.

De acordo com José Sanches, vai ser criada, no espaço de 10 dias, uma comissão de trabalho que terá 30 dias para produzir o relatório da situação, e que, se tal comissão não estiver a funcionar no prazo proposto, os enfermeiros "voltarão à carga" para fazer cumprimir as promessas feitas pelo Governo.

À semelhança dos outros funcionários de quadros privativos da Administração Pública que já viram aprovados os estatutos, a grelha salarial e a lista de transição, os enfermeiros exigem a aprovação destes mecanismos ainda este ano, de acordo com os compromissos assumidos pelo Governo em sede de concertação social.

Entre as reivindicações dos enfermeiros estão também a implementação do curso de complemento de licenciatura em Enfermagem em todas as ilhas e concelhos do país.

Exigem ainda a atualização do plano de evacuações dos doentes no que concerne ao pessoal da classe (seguro, viagem e subsídio de deslocação) e implementação de subsídio de risco a todo o pessoal de enfermagem do país, entre outros direitos.

-0- PANA CS/IZ 17julho2017

17 Julho 2017 14:37:16


xhtml CSS